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sábado, 10 de maio de 2014

ROLL OUT

BOEING 747-8F CARGOLUX - 1:144


Saudações! 

Inicio o Blog Cirrus Stratus apresentando o Boeing 747-8F em escala 1:144 da empresa cargueira Cargolux, sediada em Luxemburgo. 

Ocorre que esse kit não existe ainda no mercado! Trata-se, na verdade, do modelo 7010 da Zvezda – 747-8 Boeing delivery.  O belíssimo kit da Zvezda tem encaixe preciso e exato. Ao abrir a caixa, me deparei com um modelo bem elaborado em todos os detalhes. Muito bem cortado e correto na escala. Excelente kit!

A ideia de converter o kit da Zvezda nasceu de uma conversa com um amigo que mora nos Estados Unidos, que além de possuir uma espetacular coleção de kits, é um designer de decalques. Dedico a ele uma área exclusiva no Blog (Sala Vip)! Então ele me forneceu o item mais importante – o decalque. Coube a mim, o desafio de transformar o "upper deck" do 747-8 de passageiros para o formato reduzido do cargueiro, à semelhança dos 747-100 e 200!


A CONVERSÃO

Bom, pesquisei a estrutura da parte frontal de ambas as fuselagens e delimitei a área a ser removida do kit. Cortei com uma serra pequena toda a parte da cabine superior. Então fiz a exclusão de 6,9 cm da parte de passageiros do upper deck, o que corresponde a 9,94 m do avião real. Na sequência, implantei junto à cabine a parte posterior do "upper deck", que faz a forma curva característica da versão cargueira.


Esse procedimento gerou um espaço vazio na parte que foi destacada para frente na fuselagem. Para fechar a seção superior da fuselagem, eu criei uma peça em plástico de 1,5mm na curvatura exata da fuselagem do 747. Etapa difícil e quase intransponível, uma vez que o plástico nessa espessura e tamanho fica muito rígido. Para curvá-lo tentei aquecê-lo com secador de cabelos, entretanto, apesar de deixa-lo flexível, é insuficiente para fazer o arco necessário. Para aumentar a curvatura, tive que testá-lo em água aquecida. Funcionou satisfatoriamente apenas com a água quase fervendo. Para proteção, utilizei luvas e pinça para mergulhar a peça de plástico na água quente.

ATENÇÃO: Caso você tente reproduzir esta etapa, não o faça sem a supervisão de alguém com experiência em manuseio de plástico aquecido e jamais sem proteção adequada contra alta temperatura do plástico e da água. Há grande risco de queimaduras!


Antes de fechar a fuselagem, colei o verso da fileira de janelas que o kit traz em acrílico nos espaços internos destinados às janelas de forma que a massa aplicada para fechar as janelas do kit tivesse uma base firme. Fiz uma caixa de plástico para armazenar o peso recomendado e assim manter o nariz do modelo na posição horizontal e não “cabrado”. O peso aqui em questão é munição para armas de ar-comprimido encontradas nas lojas de pesca! Funciona bem.



A PINTURA

Após um trabalho intenso com massa nas janelas e junções, bem como lixamento com um “taco” – peça rígida utilizada para dar uniformidade na superfície emassada, encontrado em lojas de plastimodelismo - o kit ficou pronto para a aplicação do primer cinza.


Nesse momento é imprescindível muita atenção na superfície lixada, principalmente na peça feita a mão, uma vez que a menor falha pode aparecer na pintura, sobretudo no verniz. Então, comecei com a lixa 220, depois 360, 600 e, por fim, 1200. Acredito que a 1200 no final deixa um acabamento mais interessante porque produz uma textura mais lisa sobre o plástico e destaca o brilho da tinta “gloss” a ser aplicada.


Para atingir o cinza “Cargolux”, utilizei a tinta X367 (Gray – overcoat with X368 mica) vendida na loja Hannants.co.uk.


As turbinas do kit são muito detalhadas e exigem pintura das lâminas do Fan da seção fria, em duas cores, “flat black” e “steel”, conforme o motor GE.


DECALQUES

Para mim, o melhor da montagem é a colocação de decalques! Especialmente os decalques aqui mencionados porque não estão no mercado e representam uma pintura que, em minha opinião, consiste na mais bela dentre os cargueiros atuais. Na verdade, o autor do decalque é um grande amigo e um artista. Sua preocupação com detalhes  resulta nesse primor.  A qualidade do Decalque é impecável, tanto no que se refere ao fiel encaixe das partes do leme com a fuselagem, bem como no que se refere às cores. Só uma palavra: espetacular!!!!

A logomarca da Cargolux deve aparecer branca no leme, então é necessário pintar o fundo de branco. Eu optei por pintar somente o formato da logo no fundo para evitar que a tonalidade do vermelho do leme fosse influenciada por um fundo demasiadamente branco.


E POR FIM, O ACABAMENTO

Antes do verniz, vedei a entrada de ar das turbinas.



Após o verniz, a finalização – colocação dos trens de pouso e profundores.



CRÉDITOS:

Modelo: Zvezda 7010
Tintas: steel, flat brack, gun metal, chrome silver, Gray X367, White, gloss varnish
Decalques: André Piovan
Montagem do Kit: Ulysses Falcão
Fotomontagem do modelo em voo: Ricardo Ferreira
Formatação dos posts e edição das imagens: Regina Falcão 



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